A história do Windows: Windows XP

O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome “XP” deriva de eXPerience.

O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1).

O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.3 Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009 ou comprando e instalando as edições Ultimate ou Business do Windows Vista e então realizando o downgrade para o Windows XP.

As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas.

O Windows XP durante muitos anos era o sistema operacional mais utilizado no mundo, e hoje perdeu seu lugar para o Windows 7. De acordo com a Microsoft, a partir de 8 de abril de 2014, a companhia não irá mais disponibilizar atualizações e reparos de segurança para o SO, deixando os utilizadores que insistirem em usar o software em uma “situação de risco”, nas palavras da própria Microsoft. O mesmo ocorrerá com a suíte Office 2003.

Ainda de acordo com o comunicado publicado, o mais recomendado é que os usuários do Windows XP façam uma “instalação limpa” (ou seja, formatando completamente seu disco rígido), migrando para um sistema operacional mais moderno como o Windows 7 ou o Windows 8.

 

Image

Gráfico que mostra a queda do Windows XP do primeiro lugar de “Sistemas Operacionais mais utilizados” de acordo com a empresa “Stats Counter”.

 

O Windows XP foi inovador no meio dos sistemas operacionais, e um dos maiores sucessos da Microsoft, e com ele veio com uma gama de recursos muito maior do que os sistemas anteriores, incluindo:

  • Sequências rápidas de iniciação e hibernação;
  • A capacidade do sistema operacional desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador.
  • Uma nova interface de uso mais fácil, incluindo ferramentas para desenvolver temas de escritórios.
  • Uma habilidade de alternância de contas de usuários, na qual quem está logado pode alternar em outra conta sem fechar os arquivos abertos.
  • Clear Type é um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, é especificamente adotado para monitores de LCD.
  • A funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela rede de internet e acessar seus arquivos e imprimi-los, executar aplicações e outros.
  • Suporte para rede DSL e Wireless.
  • Um novo conjunto de temas ou estilos visuais, conhecidos pelo codinome Luna.

 

E além disso, o Windows XP contava com uma nova interface gráfica. O Menu Iniciar e o campo de Pesquisa foram redesenhados e muitos efeitos visuais foram adicionados, incluindo:

  • Um retângulo azul translúcido no Explorer;
  • Uma marca d’água gráfica com os ícones das pastas, indicando o tipo de informação contida naquela pasta.
  • Novas camadas de efeitos para a Desktop.
  • A habilidade de travar a barra de tarefas e outras barras de ferramentas para prevenir acidentais desconfigurações.
  • No novo Menu Iniciar, há o recurso de fixação dos últimos e mais usados programas.

 

Image

Interface do Windows XP.

 

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_XP

http://www.tecmundo.com.br/windows-xp/38362-microsoft-so-oferecera-suporte-ao-windows-xp-ate-o-ano-que-vem.htm

http://seboeacervo.blogspot.com.br/2011/10/windows-xp-perde-reinado-para-windows-7.html

http://1.bp.blogspot.com/_AIIckDNdftI/TLjg9g8y4nI/AAAAAAAAAaQ/Bf2jNwWfM8o/s1600/windows+xp.jpg

 

Postado por: Carolina Mattoso

Anúncios