História do Windows: ME e Vista

Windows Millennium

 

Lançado em 14 de setembro de 2000, o Windows ME (como ficou conhecido) foi uma ultima tentativa da Microsoft de criar um sistema baseado no antigo 95 e também uma medida desesperada porque na mesma época havia sido lançado o Mac Os X  e com receio de perder espaço no mercado eles se adiantaram com o ME para que os usuários aguardassem o lançamento do XP. O ME foi projetado para uso doméstico, o Windows Me vem com vários aperfeiçoamentos em música, vídeo e rede doméstica, além de melhorias em confiabilidade, quando comparado com as versões anteriores. Era um sistema muito instável, o que ficou comprovado mais tarde, devido ao abandono do segmento dessa linha do 95. Mas trazia algumas inovações como suporte a máquinas digitais, jogos online e criação de redes. Introduziu o Windows Media Player 7 e o IE 5.5. Introduzia o recurso “Restauração de Sistema” (que salvava o estado do sistema em uma determinada data, útil para desfazer mudanças mal sucedidas) e o Internet Explorer 5.5. Algumas pessoas creem que este foi apenas uma terceira edição do Windows 98 e que foi apenas um produto para dar resposta aos clientes que esperavam por uma nova versão.

 

ImageDesktop Windows ME

 

Primeiras aparições: a Restauração do Sistema, um recurso que permite reverter a configuração de software do computador para uma data ou hora anterior a um problema ocorrido. O Movie Maker oferece, aos usuários, as ferramentas para editar, salvar e compartilhar digitalmente vídeos domésticos. E, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, você pode localizar, organizar e reproduzir mídia digital.

 

Windows Vista

 

No dia 31 de Janeiro de 2007, a Microsoft lançou o Windows Vista, com centenas de novidades e novos recursos, melhorias na interface e na segurança. O Windows Vista foi a última versão a anteceder o Windows 7.

O Windows Vista trouxe centenas de alterações e novas funcionalidades. A sexta geração do sistema teve sua interface gráfica redesenhada e introduziu o Aero, o estilo visual que combina a aparência de janelas leves e translúcidas com poderosos avanços gráficos.

As atualizações do sistema também ficaram mais simples e ágeis com um novo painel de atualizações do Windows Update, funcionando de forma independente do browser, como acontecia nas versões anteriores.

 

ImageDesktop Windows Vista

 

O design tem um papel importante no Windows Vista, e recursos como a barra de tarefas e as margens das janelas ganham um visual novo em folha. A pesquisa ganha nova ênfase e ajuda as pessoas a encontrarem arquivos em seus computadores mais rápido. O Windows Vista apresenta novas edições, cada qual com diferentes combinações de recursos. O sistema está disponível em 35 idiomas. O botão Iniciar redesenhado aparece pela primeira vez no Windows Vista.

 

Multimídia

 

O Windows Vista introduziu o Windows Media Center, uma aplicação que reúne diversos tipos de mídia executáveis em um computador em um só lugar. Na mesma aplicação é possível assistir à TV em tempo real (com uma placa de captura), assistir aos filmes em DVD, ouvir as músicas em MP3 – WMA e outros formatos, assistir aos vídeos e clipes em WMV, AVI, DivX entre outros, realizar um Slideshow com fotos e imagens e ainda consultar mídia on-line.

 

Readyboost

 

A tecnologia Readyboost introduzida no Windows Vista permite utilizar dispositivos de memória flash como pendrives, MP3 Players, cartões de memória e afins como uma cache de disco para o PC. Memória extra, sem a necessidade de abrir seu computador ou comprar mais memória RAM.

 

Windows Media Player 11

 

A nova versão do WMP para o Windows Vista trouxe suporte nativo a vídeo de alta definição, uma forma diferente de busca de músicas na Biblioteca de Multimídia, entre outras mudanças.

 

Segurança

 

O Windows Vista foi concebido para ser a versão mais segura do Windows já lançada. Com novas funções de segurança como o Windows Defender, um software anti-spyware que ajuda a evitar a perda de desempenho do computador, a perda de privacidade e pop-ups de anúncios indesejados causados por spyware e outros softwares potencialmente indesejados.

O Windows Vista foi o sistema que introduziu muitas das melhorias aproveitadas e aperfeiçoadas no Windows 7.

Mas, devido as modificações no núcleo e no código feitas no Windows Vista, houve durante o período inicial grande incompatibilidade de driver de dispositivo para os periféricos do computador, que foi em boa parte solucionada ao longo do tempo com o lançamento de drivers compatíveis pelas fabricantes.

Com os erros e acertos do Windows Vista, a Microsoft passou então a desenvolver seu sucessor, o Windows 7, com todas as suas funcionalidades, acrescidas de melhorias, porém atenta a paridade entre o nível de recursos de hardware exigido e o presente no mercado de forma geral, bem como o uso de retro compatibilidade de drivers do Windows Vista.

 

Fontes:

http://blogs.windows.com/international/b/brasil/archive/2010/10/21/a-hist-243-ria-do-windows-windows-vista.aspx

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/history

http://blogdicasemaisdicas.blogspot.com.br/2012/01/historia-do-windows-e-um-pouco-de-suas.html

http://tutoriaisworld.blogspot.com.br/2012/02/historia-do-windows-veja-todos-os.html

 

Postado por: Mariane Santos

Anúncios