História do Windows: Windows 8.1

Windows 8.1 é o nome de uma atualização do sistema operacional Windows 8 que foi anunciado no dia 14 de maio de 2013. Sua versão final para consumidores foi disponibilizada em 17 de outubro de 2013.

O sistema conservará a mesma interface do Windows 8, porém, obterá mais opções de personalização. O Windows 8.1 é o nome da primeira grande atualização para o Windows 8, que, a partir do anúncio oficial do Windows 8.1, passou a ser referenciado como Windows 8.0. Além de correções de bugs, esta atualização traz o navegador Internet Explorer 11, novas opções para personalização da Tela Inicial, mudanças na versão “Metro” do Painel de Controle, novos aplicativos, suporte para uso de aplicativos na Tela Inicial, otimizações com foco nos novos processadores Haswell (produzidos pela empresa americana Intel) e mudanças internas no núcleo do Windows para melhorar o desempenho geral do sistema operacional.

Além de ter sido um lançamento de peso para a Microsoft, o Windows 8.1 também mostra que o comportamento da companhia em relação aos seus sistemas operacionais está mudando. Antigamente, ela lançava um programa totalmente novo a cada três anos, sendo que, agora, ela está adotando um padrão de desenvolvimento rápido, baseado em updates.

Ainda não há como saber se a empresa de Bill Gates vai continuar a atuar dessa maneira, mas isso mostra que ela está preocupada com as tendências atuais de mercado, já que outras grandes companhias trabalham assim.

Logo abaixo, veja mais detalhes das mudanças e atualizações do Windows 8.1:

1. A volta do Botão Iniciar

 

Desktop do Windows 8.1 já com a volta do "Botão Iniciar".

Desktop do Windows 8.1 já com a volta do “Botão Iniciar”.

 

Assim como a Microsoft já havia anunciado há algum tempo, o botão Iniciar vai estar presente na atualização do Windows 8. No entanto, ele talvez não seja o que muita gente estava esperando — afinal de contas, ele pode ser retirado da Barra de Tarefas e serve apenas como um atalho para a polêmica Tela Iniciar.

No entanto, você pode incluir atalhos em um menu avançado, de maneira que o botão pode abrigar diversas ferramentas e alternativas de trabalho, como acesso ao Painel de Controle, por exemplo. Além de tudo isso, caso você realmente não goste da Tela Iniciar, também é possível configurar o sistema para iniciar diretamente no desktop.

 

2. Os seus Aplicativos

 

Com o Windows 8.1, diferentes novidades surgiram relacionadas aos aplicativos que trabalham dentro do sistema. Em primeiro lugar, a Windows Store foi atualizada, com uma interface quem tem o objetivo de ser mais bonita e organizada do que a anterior — algo que foi criticado por algumas pessoas.

Outra novidade é o fato de que o recurso multitarefas foi melhorado, possibilitando o trabalho com até quatro softwares ao mesmo tempo. E, caso você queira, há a possibilidade de atualizar os aplicativos automaticamente (sem precisar acionar a loja para isso) e baixar programas que funcionam com comandos por gestos.

 

Multitarefa do Windows 8.1.

Multitarefa do Windows 8.1.

 

É possível maior organização nos aplicativos compostos no "Menu Metro" agora.

É possível maior organização nos aplicativos compostos no “Menu Metro” agora.

 

Loja de aplicativos da Microsoft.

Loja de aplicativos da Microsoft.

 

3. Suporte nativo para impressoras 3D

 

Na prática, o grande benefício que o Windows 8.1 traz à impressão 3D é facilitar o workflow de quem trabalha com elas. Em vez de passar o projeto em vários softwares em preparação para a impressão, o sistema lista as impressoras conectadas, se integra à Charm Bar para acesso rápido e faz aquele meio de campo entre o projeto na tela e o objeto 3D impresso. Há diferenças, em processo e padronização, entre uma impressão convencional, no papel, e uma 3D; o Windows 8.1 torna essa última mais parecida, do ponto de vista do usuário, com a primeira. Para os desenvolvedores, isso significa mais facilidade para integrar impresssoras 3D em seus apps.

 

4. Pesquisa

 

Na versão anterior, quando você pesquisava algum documento, programa ou função, o sistema exibia diferentes alternativas de diretórios para que você achasse o objeto de busca, o que não era tão eficiente assim. Agora, algumas mudanças surgiram na tentativa de tornar o processo mais prático.

Dessa maneira, sempre que você usar um termo em uma pesquisa, o sistema vai mostrar todos os prováveis resultados — sem importar a “divisão” do PC em que eles estão. Você também tem a alternativa de conferir outros arquivos e softwares que se relacionam com a sua busca de qualquer maneira.

 

Melhoras na pesquisa, expandindo para além dos arquivos do seu computador.

Melhoras na pesquisa, expandindo para além dos arquivos do seu computador.

 

5. Integração com o Skydrive

 

O serviço de armazenamento de arquivos na internet agora surge como uma pasta dentro do gerenciador de arquivos, como se fosse um disco rígido extra. Também é possível salvar arquivos diretamente nele a partir de outros programas, como os do pacote Office.

 

Aplicativo do Skydrive.

Aplicativo do Skydrive.

 

Integração do Skydrive nos documentos.

Integração do Skydrive nos documentos.

 

6. Gerenciamento simultâneo de ícones

 

Antes, para alterar o tamanho e posição do ícones (ou azulejos, como são chamados no sistema), era preciso fazer isso um a um. Agora é possível selecionar os que se deseja alterar e fazer isso de uma vez.

 

Seleção de vários aplicativos de uma só vez.

Seleção de vários aplicativos de uma só vez.

 

7. Mais opções de personalização

 

Na área de personalização, o Windows 8.1 vai permitir que o usuário transforme a tela de bloqueio num porta-retratos digital, exibindo fotos armazenadas no HD ou SkyDrive. Também será possível tirar fotos com a câmera do dispositivo sem fazer login.

A nova tela inicial suporta quatro tamanhos de blocos dinâmicos e pode ser configurada para exibir o mesmo papel de parede da área de trabalho. Vários atalhos para aplicativos podem ser selecionados ao mesmo tempo para redimensioná-los, rearranjá-los ou desinstalá-los.

Aplicativos instalados pela Windows Store não terão mais seus blocos dinâmicos colocados automaticamente na tela inicial, o que deve diminuir a bagunça. Em vez disso, eles aparecerão numa área separada onde você poderá optar por fixá-los ou não.

 

Menu Metro com fundo padrão.

Menu Metro com fundo padrão.

 

Mesclagem com o plano de fundo do desktop.

Mesclagem com o plano de fundo do desktop.

 

Fontes: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/45883-windows-8-1-3-grandes-novidades-da-nova-versao-do-sistema-da-microsoft.htm#ixzz2ir7mTEqB

https://www.tecnicoamigo.com.br/artigos?name=As+novidades+do+Windows+8.1+reveladas+pela+Microsoft

http://epoca.globo.com/vida/vida-util/tecnologia/noticia/2013/10/conheca-novidades-do-bwindows-81b.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_8.1

 

Postado por: Cahue Araújo

Anúncios