10 curiosidades sobre o Windows

1) Porque clicamos no “Iniciar” para “Desligar”?

 

Antigamente, o botão “Iniciar” era chamado de “Sistema” e durante os testes da Microsoft, as pessoas não sabiam o que fazer diante do PC. Até que o botão foi renomeado para “Iniciar”, facilitando a vida dos usuários que sabiam por onde começar (mesmo para desligar o computador).

 

Botão "Iniciar" do Windows 95.

Botão “Iniciar” do Windows 95.

 

2) Windows, o pai da Comic Sans

 

Fortemente odiada pelos designers (e por todas as pessoas com o mínimo de noção de estética), a fonte Comic Sans já teve seus tempos de ouro. Ela foi desenvolvida por Vincent Connare para o programa Microsoft BoB (uma interface do Windows para crianças, com inspiração em letras e gibis). Sendo assim, a Comic Sans foi incluída em todas as versões do Windows desde então, tornando-se uma das fontes mais populares de todas.

 

Sátira com a logo da famosa franquia "Star Wars", substituindo a fonte original por Comic Sans.

Sátira com a logo da famosa franquia “Star Wars”, substituindo a fonte original por Comic Sans.

 

3) A musiquinha do Windows

 

O famoso som que ouvimos ao iniciar o Windows foi criado por Brian Eno, compositor do “Microsoft Sound”, usado na abertura do Windows 95. Brian já trabalhou com grandes nomes da música, como U2, David Bowie e Talking Heads. A primeira versão da “Microsoft Sound” foi composta com 84 peças de 3,35 segundos.

 

 

4) O papel de parede mais famoso do mundo

 

O famoso papel de parede do Windows XP foi batizado de “Bliss”, surgiu junto com o lançamento do Windows XP, em 2001. O local realmente existe e foi fotografado na califórnia, em 1996, pelo fotógrafo Charles O’Rear. Já no Windows Vista, os wallpapers padrões foram escolhidos a partir de fotos tiradas pelos funcionários da Microsoft e membros do Flickr.

 

Famoso background dos antigos sistemas operacionais.

Famoso background dos antigos sistemas operacionais.

 

5) Cara, cadê meu país?

 

Em algumas versões antigas do Windows, ao escolher determinado fuso horário no Windows, a parte do mapa para qual aquele horário se aplicava não era destacada no mapa. Esse recurso foi retirado porque a Microsoft não conseguia agradar todos os países e suas fronteiras. E há boatos de que em algumas versões antigas do Windows, a Polônia sumiu do mapa por erro técnico.

 

horario-de-verao-que-funciona

 

6) O primeiro Windows de todos
O Windows 1.0 foi lançado em 20 de Novembro de 1985 como já postado anteriormente no blog. Os requisitos básicos para a primeira versão do Windows eram MS-DOS 2.0, 256 kB de RAM e um disco rígido. E pasmem: tinha até jogos! A primeira versão do Windows vinha com o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, um prompt de comando, o Write, o Painel de Controle, o Paint e programas de comunicação. E SÓ.

 

Desktop do Windows 1.0.

Desktop do Windows 1.0.

 

7) Conflito entre Windows e os games

 

O lançamento do Windows XP SP2 demorou porque tava rolando um bug com o jogo Deer Hunter 4. Sem o jogo funcionar, o Service Pack não podia ser lançado, o que atrasou a vida da Microsoft. Mas isso já não é novidade, pois no Windows 95 o mesmo problema foi relatado com Doom e no Vista com World of Warcraft.

 

Mensagens de erro.

Mensagens de erro.

 

8) Easter eggs (a.k.a. segredos escondidos)

 

A parte mais legal do Windows é descobrir pequenos Easter Eggs escondidos pelo sistema. Existem uma infinidade deles que você pode encontrar em uma simples busca pelo Google, mas um dos que eu mais gosto é um com uma mensagem subliminar terrorista no Word.
Pra testar, abra o Word, digite Q33 NY (que significaria “Quadra 33 em New York”, em alusão ao local do acidente com as torres gêmeas) e escolha a fonte Wingdings, no tamanho 72.

 

wingdings

 

 

9) Disquetes

 

Sabia que o Windows 95 vinha em 13 disquetes? (e 26 na versão atualizada?) Os disquetes tinham o formato DMF que cabia 1.68MB. Já o CD-ROM do Windows vinha até com extras, como o clipe de Buddy Holly do Weezer. Muito descolado esse Windows.

 

Bill Gates segurando o disquete contendo o Windows 1.0.

Bill Gates segurando o disquete contendo o Windows 1.0.

 

10) Colorido desde sempre

 

Todo mundo sabe que hoje em dia, os designers, ilustradores e profissionais de arte trabalham com os computadores MAC. Mas, ironicamente, o Windows 1.0 já nasceu colorido, enquanto os MAC da época eram monocromáticos. CHUPA APPLE!

 

Tela Inicial do Windows 1.0.

Tela Inicial do Windows 1.0.

 

Fontes:

http://garotasgeeks.com/2012/10/25/10-curiosidades-sobre-o-windows/

 

Postado por: Carolina Mattoso

Anúncios